A importância da mentalidade para a prosperidade



“Não existe o bom ou o mau; é o pensamento que os faz assim”.
                                                                                                              William Shakespeare
             Segundo o adágio popular: “Querer é poder” e o pensamento de Gandhi: “Pensamentos, levam a ações e as ações a realizações”, quando mentalizamos o que queremos desenvolvemos as capacidades necessárias para a realização dos nossos objetivos.
            E você? O que tem pensado? Será que os seus pensamentos estão proporcionais as suas realizações? Que tipo de pensamentos você tem tido, que impedem a concretização dos seus objetivos?
            Certamente, todos nós nos deparamos como interrogações dessa natureza, como as pessoas prósperas não foram diferentes. Que tipo de pensamentos passavam pela cabeça dos grandes cientistas, escritores, atores, dramaturgos, esportistas e anônimos antes da realização de seus intentos? Uma coisa é fato, as mentes prósperas antes de mais nada eram cientes do que almejavam e de que mais cedo ou mais tarde lograriam êxito em seus projetos de vida. Compreender a sua maneira de pensar poderá nos levar a entender a força da mentalidade próspera e a capacidade realizadora que temos.
            Pelo nosso sistema de crenças e valores somos educados a seguir padrões comportamentais preestabelecidos que nos enquadram a um tabuleiro social que, em muitos casos, limitam a nossa visão quanto as nossas potencialidades e nos faz crer que nascemos assim e morreremos assim. Os que não se adequam são postos a margem e, consequentemente, excluídos das ditas normalidades. Porém, seguir essas normalidades impostas não reproduzem os sinônimos de uma vida próspera e muitas dessas normatizações nos bloqueiam a prosperidade. Daí, dúvidas recorrentes nos envolvem: Como faço para alterar essas crenças e valores limitantes? O que ainda não fiz que se fizesse seria próspero? Ex:
Ø  Identificar as crenças limitantes
Ø  Não procrastinar
Ø  Estabelecer metas a curto, a médio e a longo prazo.
Ø  Experimentar atitudes e ações fortalecedoras
            Henry Ford, criador e idealizador do Ford T, afirmava que quando acreditamos que é possível ou que não é possível em ambas as formas, estamos corretos. Se é de acreditarmos em algo, por que não crer que é possível? Passar a conceber os pensamentos dessa forma exige, de cada um de nós, a compreensão do que realmente queremos. Desvelar o que queremos nos encaminha à prosperidade e nos leva a busca constante de autoconhecimento.
            Todas as realizações da História da Humanidade passaram por ideias e por crenças que viabilizaram os intentos de seus realizadores . Uma vez consolidado o queriam, esse realizadores, moveram ações resilientes e perseverantes quantos aos seus projetos de vida. Dai a prosperidade resulta da concatenação dos nossos pensamentos, como os nossas ações e com as mudanças de hábitos necessárias para uma mente próspera.
             
Afinal, no que você tem pensado? Você está próximo ou distante de ter prosperidade na sua vida? Que tipo de assunto você tem conversado? Que tipo de comportamentos tem as cinco pessoas mais próximas à você? Certamente, em algum momento da sua vida, você deve ter se feito essas indagações, mas diante delas, que respostas obtive? Está ciente de onde se está e para onde se que ir, tornam-se elementos necessários para a mudanças de paradigmas.
Somos fruto do que pensamos em relação aos nossos feitos e dos eventos que nos rodeiam. As pessoas prósperas encaram as variáveis da vida como oportunidades, os seus pensamentos são movidos pelos seus projetos de vida e os percalços, que ocorrem ao longo do caminho, são certificadores dos seus esforços . E você? Qual é o seu projeto de vida? Que desejos e que sonhos consomem o seus pensamentos e as suas ações?
Ter uma mentalidade próspera é o primeiro passo para a realização do nosso projeto de vida. Tomar consciência sobre o que pensamos do nosso projeto de vida é crucial para o início de uma reflexão sobre os nossos atos, sobre as nossas ações e sobre as nossas a mudanças diárias de mentalidade. A partir daí, temos a compreensão de onde estamos e do que precisamos fazer para enfim, desfrutarmos da prosperidade plena.  
     
             

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta Aberta a 2019 - Janeiro

Da SOLIDÃO a SOLITUDE

Uma águia feita de água