Sociedade de Plástico

Nas últimas semanas do mês de abril, a indústria fonográfica do forró, dito, eletrônico se sentiu ofendida pela declaração do então secretário de cultura da Paraíba, o cantor e compositor, Chico César. Chico César, teria dito que a secretaria de cultura da Paraíba não iria destinar recurso a essa modalidade de forró, por atribuir a mesma, o título de plástico, além de, ter refletido sobre o sufocamento sofrido pelo forró tradicional proporcionado pelo monopólio fascista dos anti-democráticoS da indústria dos “jabás”.
A declaração de Chico César, externa apenas a ponta do “ iceberg”. Se o forró eletrônico, de músicas pornográficas e de incentivo ao alcoolismo irresponsável, é considerado plástico, logo, descartável, imagine outros temas da sociedade. Quando olhamos para a moda, temos o velho tornando-se novo e o velho virou o sinônimo de moderno. O que falar dos ditos valores morais, que de morais não tem quase nada, preservam uma aparência que quando desvelados, externam um amoralismo que escandalizaria até, o maior mal caráter.
O pior de se ter uma sociedade de plástico é que embora tudo seja descartável, a sua decartabilidade provoca impactos incalculáveis à humanidade. O plástico embora leve um pouco mais de quatro mil anos para se decompor, o seu impacto ao mundo é irreparável. Essa decartabilidade da sociedade de plástico provoca um efeito um tanto quanto curioso. Se todos os conceitos, valores, normais e comportamentos são criados e extintos a todo estante, todo e qualquer comportamento que priorize a durabilidade, a permanência e as continuidades é menosprezado e reprimido. Por exemplo, Chico César por ter uma posição clara e fundamentada sobre o assunto, foi taxado de preconceituoso e ditador, mas se o mesmo tivesse tido um posicionamento sem fundamento e justificável teria uma maior aceitação. Mas se analisarmos as justificativas de Bruna, Sufistinha sobre a sua biografia de plásticos, onde a mesma declara que a sua entrada na prostituição tem um caráter de crítica à sociedade, pelo contrário, temos a visível e notória falta de heróis da sociedade brasileira, bem como, a sua necessidade de criar ícones plastificados que nada contribuem e só são notados, pela polêmica momentânea que causam. Mas, como atendem ao dilema da decartabilidade e das justificativas infundadas, viram filme e entram na lista de “best seller” dos mais lidos da Revista Veja..
Embora o quadro não seja positivo, quanto a todas as essas fragmentações, resta a todos nós, a busca de valores que se renovem e sejam reaproveitados pelas novas gerações. O espanto diante da normalidade deste conceito “ o novo sufoca o novo” da sociedade de plástico exige, antes de mais nada, sair da zona de conforto que inevitavelmente, resulta em enxergar o óbvio e buscar todos os norteamentos da vida a partir da ética.


Kildery Amorim Maciel

Comentários

  1. muito bom texto, prof.
    esse foi pro JOrnal Delfos.
    Redirecionei teu blog de lá tb.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carta Aberta a 2019 - Janeiro

Da SOLIDÃO a SOLITUDE

A importância da mentalidade para a prosperidade