Em terceira pessoa


          A dois anos e três meses disponho de uma das experiências mais fantástica que a vida pôde me proporcionar em trinta e seis anos de vida, a PATERNIDADE. Ser pai é entre muitas coisa é poder se vê em terceira pessoa e poder se entender de outro ângulo, viver em plena paralaxe.
          Estar em paralaxe na vida, pressupõem visualizar os fenômenos da vida em outros ângulos e destes outros pontos de vista ter outras compreensões. A paternidade de cara nos rouba o direito a uma morte que anteceda o caminhar pelos próprios passos de nosso filho, nos faz mais econômicos em palavras, em atos e em ações.
         Não sei se a condição paterna ou o acúmulos de um pouco mais de três décadas me permita uma melhor leitura das entrelinhas da vida, mas a dois anos os meus canais estéticos e os meus momentos reflexivos tiveram uma ampliação considerável. Se antes não entendia a minha condição de filho, hoje tendo um, sei o que senso de responsabilidade pondera nas escolhas e nas decisões. Se antes a paciência faltava por algum impasse, hoje a condição de espelho limita as minhas ações tal e qual a de alguém que está sendo observado e/ou copiado.
       São muitas tensões e distensões, alegrias e angústias, entusiasmos e receios, mas o fato é que neste intercruzar de oposto, tenho que visualizar o mundo para além dessa neblina, e com toda neblina o novo se apresenta a cada instante sem dá avisos prévios ou sinalizações que me permitam antever a próxima curva sinuosa ou abismo. Como proceder?
        Proceder, tomar decisões, enfim vivenciar a paternidade é conhecer o caminho caminhando e as vezes se perder, cria atalhos após o vivido e está aberto ao devir, pois ele virá e quando chegar nos cobrará o bom senso, a serenidade e a atitude de quem adquiriu uma visão em terceira pessoa.

Comentários

  1. Linda postagem, digna dos Amorim Maciel!!! a Paternidade é a grande viagem no tempo que sonhamos ao assistir De Volta para o Futuro. Agora ela é real pra nós e nos torna homens melhores e experimentar uma fração do poder da criação divina. Viva a vida!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carta Aberta a 2019 - Janeiro

A importância da mentalidade para a prosperidade

Da SOLIDÃO a SOLITUDE