Trabalhos Unificados: Uma alternativa interdisciplinar que faz uso da tecnologia na educação
Universidade Kurios
Mestrado em Ciência da Educação
Disciplina: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Aluno: KILDERY AMORIM MACIEL
Trabalhos Unificados: Uma alternativa interdisciplinar que faz uso da tecnologia na educação
· 1. PROBLEMATIZAÇÃO
O uso das novas tecnologias tem se tornado uma das maiores necessidades nas práticas docentes. O grande avanço sistemático de linguagens interativas, simultâneas e interdisciplinares tem permeado o universo dos jovens do século XXI. As aulas expositivas, os trabalhos escritos e algumas práticas tradicionais tornaram-se reféns de novas ferramentas práticas e informatizadas que simplificam os esforços de aprendizagem dos alunos a cópias, a recortes ou a CONTROL “C” e CONTROL “V”. A não adequação a essas novas exigências dessa sociedade tecnológica tem levado os educadores a refletir sobre os motivos que levam as estatísticas escolares a números tão negativos de aprovação e desinteresse.
Diante do quadro exposto, há um pouco mais de dois anos, o colégio Jim Willson, através das disciplinas de Artes, Filosofia, História e Geografia do ensino médio têm desenvolvido um sistema de trabalhos unificados que visa aproveitar o potencial criativo dos alunos, somando-o a suas habilidades com essas tecnologias informatizadas disponíveis a uma simples “clic”. Alunos esse, que compõem a geração zapping[i], geração esta, que consegue conviver com total normalidade as intensas transformações ou descartabilidades exigidas na contemporaneidade, ou seja, movimentos e trocas constantes em todos os setores da vida. O que não se adéqua, tornasse obsoleto.
Conhecedores das novas concepções para a aquisição de conhecimento e dos anseios dessa nova geração, os professores das disciplinas descritas resolveram minimizar os conflitos da obrigatoriedade de algumas práticas de ensino com recursos já disponíveis e da preferência dos alunos
2. DESENVOLVIMENTO
Entrando como uma forma de avaliação, o trabalho unificado das áreas humanas fica divido em cinco distintas maneiras metodológicas de apresentar assuntos interdisciplinares. As turmas são dividas em cinco grupos, cada um responsável por uma forma diferente de exposição. A primeira equipe fica encarregada de apresentar o assunto, escolhido e debatido por professores e alunos, de alguma forma dinâmica e prática. A segunda equipe tem como responsabilidade montar um painel virtual, no qual o uso da imagem deve levar os outros a uma reflexão visual da questão em debate. A terceira cria um blog interativo com perguntas, jogos e sugestões. A quarta equipe elabora um jornal com entrevista, fotografias e sessões de diversas categorias, entretenimento, esportes, cultural e dicas de sites e filmes. A última equipe desenvolve um trabalho escrito com estrutura e padrão acadêmico que apresente capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, anexo e referências bibliográficas.
3. SÍNTESE
Ao longo do processo podemos ter acesso a novas ferramentas de trabalho bem como a desmistificação e quebra de tabus quanto ao uso de recursos tecnológicos na sala de aula. Com os novos recursos integramos os conhecimentos escolares com os recursos midiáticos bastante popular e familiares aos alunos.
4. Avaliação do Projeto
Os resultados dos trabalhos foram satisfatórios. Permitiu aos alunos uma conexão entre os temas estudos com a realidade vivida por eles, as cópias inconscientes dos antigos trabalhos foram reduzidas, como também oportunizou o externar da veia criativa de alguns.
[i] Geração nasceu da 3° revolução tecnocientífica e tem o seu desenvolvimento na primeira década do século XXI. A principal característica dessa geração é querer fazer tudo ao mesmo tempo e pertencer
a várias tribos. Sabem lidar com o excesso de informação, uma qualidade no mercado fragmentado.
Ok! Muito bom. Validado.
ResponderExcluir